quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Buracos negros

Existem vários conceitos e teorias sobre o "funcionamento" de um buraco negro, assim como varias teorias pra explicarem como surgem e o que são. Os buracos negros são considerados por estudos científicos uma simples estrela que morreu ah alguns biliões de anos onde sua massa interna entra em conflito com o espaço tempo e gera uma fissura nas estruturas do universo que segundo Einstein é curva.

Essa teoria de Einstein explica o fenómeno do buraco negro no sentido da curvatura espacial, por que auxilia a explicar o fato de precipitar matéria, o excesso de massa gera as distorções, as distorções provocam um desvio da matéria para o núcleo da antiga estrela. Todo planeta, estrela, satélite, enfim, qualquer corpo que possua massa no espaço, gera campo gravitacional, gerando um arrasto em corpos próximos a ele, isso faz com que, por exemplo, o Sol mantenha todos os planetas do sistema solar em uma órbita.
A velocidade mínima para isso acontecer é chamada de velocidade de escape. A velocidade de escape na superfície da Terra é 40.320 Km/h. Na superfície da Lua, onde a gravidade é mais fraca, é 8.568 Km/h, e na superfície gasosa do gigantesco Júpiter é 214.200 Km/h. A velocidade da luz é aproximadamente 3.10^8 m/s Um buraco negro é um corpo que produz um campo gravitacional forte o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz, isso provaria o fato de ser negro, ele absorve a luz de uma estrela entes que ela possa entrar na atmosfera para que a possamos ver. Uma hipótese ilustrativa, se o Sol possuísse um raio de 6 km ele se tornaria um Buraco negro, por possuir uma massa de (0,2 X 10³¹Kg)

Existe uma fraca teoria sobre a existência de buracos negros que servem de "pontes" entre duas partes do universo, chamados de Worm hole ou Buraco de Minhoca. A teoria diz que uma grande massa pode gerar uma distorção tão grande no espaço que gera uma ligação entre o espaço, porem o tempo continua imutável, como nenhum veiculo humano ultrapassa a vel. da luz, é impossível provar a teoria apesar de varias equações de físicos teóricos sobre o assunto.










Buraco negro em imagem ilustrativa