terça-feira, 7 de outubro de 2008

Galaxias


Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos ( nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

A olho nu só podem ser vistas até 3 galáxias diferentes, uma delas a nossa vizinha Andromeda que tem o dobro de tamanho. Quando se diz que a nossa galáxia tem de tamanho 100 mil aos Luz, isto significa que um raio de luz a viajar à velocidade de 300 mil Km/s, demoraria cerca de 100 mil anos para cruzá-la. Mas apesar de a Via Lactea ter um grande tamanho, comparada com determinadas galáxias do universoela é relativamente uma anã, tome em consideração por exemplo a colossal Markarien 385 que tem uma impressionante dimensão de 13 vezes superior à Via Láctea o que significa que um raio de luz precisaria de 1 milhão e trezentos mil anos para percorrer toda essa galáxia. Mas esta não é a recordista das dimensões das galáxias, pois pode-se mencionar que astrónomos descobriram num aglomerado de galáxias chamado Abell 2029, uma que tem cerca de 60 a 80 vezes o tamanho da nossa galáxia, o que novamente em termos científicos tem cerca de 6 a 8 milhões de anos-luz, e possuirá não bilhões, mas sim trilhões de estrelas.


As galáxias dividem-se em vários tipos morfológicos diferentes segundo a estrutura que apresentam. A técnica de classificação morfológica utilizada na sua tipologia é primitiva, em virtude de seu caráter meramente descritivo.